A Shim Jun
Escola de Taekwondo Songahm
A Shim Jun
Em actividade desde 1998, a Escola Shim Jun tem como principal objectivo fazer a diferença na vida dos seus alunos, de todas as idades, através de um sistema de ensino que assenta em valores como disciplina, confiança, respeito e superação.
Muito mais do que atingir a forma física e praticar defesa pessoal, a nossa filosofia no ensino das artes marciais assenta em formar seres humanos de sucesso, líderes que irão ajudar a criar um mundo melhor.
Durante quase 2 décadas, a Escola Shim Jun tem-se dedicado a melhorar a qualidade de vida dos seus alunos, através da prática de artes marciais. Dotada de uma equipa de instrutores bem preparada, a Escola dedica-se ao crescimento pessoal dos seus alunos.
Os nossos alunos aprendem a confrontar e a ultrapassar os seus medos e dúvidas. Desta forma, fortalecem o seu carácter e aumentam a auto-confiança, tornando-se mais preparados para ultrapassar os desafios e a atingir os seus objectivos com sucesso.
Para nos conhecer um pouco melhor, leia “A Nossa História”.
As nossas Instalações
A Escola funciona no INATEL - Parque de Jogos 1º de Maio, num espaço dedicado à prática do Taekwondo Songahm e de outras atividades. Está bem equipado com material de apoio de qualidade, que permite potenciar a aprendizagem e o crescimento dos seus alunos. Venha treinar numas instalações bem preparadas para o receber nas melhores condições.
A nossa história
A Escola Shim Jun foi fundada em Novembro de 1998, em Lisboa, pelos instrutores Miguel Loureiro e Pedro Cabral, ambos alunos do Professor Pedro Reyes, o grande responsável pelo início do Taekwondo Songahm em Portugal e na Europa.
Nesta Escola, foram formados vários alunos, cintos pretos e instrutores. De entre os instrutores, destacam-se os seguintes e por ordem cronológica de certificação: Pedro Pinto, Luis Barroso, António Ferreira, Jorge Borges, Henrique Morais, Hugo Casimiro, Carlos Valente, Pedro Vermelhudo e Nuno Patrício.
As instalações onde a Escola iniciou a sua actividade localizavam-se no Grupo Desportivo do Instituto Nacional de Estatística (GDINE), onde esteve até ao ano 2010. Entre 1998 e 2010, em simultâneo com o GDINE, a sua actividade passou ainda pelos seguintes espaços: Ginásio Umbigo, Ginásio Keep Fit e Ginásio Fixação, todos em Lisboa.
Em 2006, deu-se o primeiro passo para o início da expansão da Escola para fora de Lisboa. O instrutor Hugo Casimiro muda-se para o Porto e decide começar a dar aulas e a ensinar o Taekwondo Songahm nesta cidade.
Em 2010, a Escola Shim Jun parte em busca de novos horizontes e decide sair do GDINE. O objectivo era expandir, crescer e ganhar visibilidade! Foram escolhidas as 2 maiores instituições desportivas de Lisboa: INATEL-Parque de Jogos 1º de Maio e Estádio Universitário de Lisboa.
Em 2014, dois instrutores da Escola Shim Jun decidem tornar-se profissionais, abrindo cada um a sua própria academia profissional de Taekwondo Songahm: o Professor Hugo Casimiro no Porto e o Professor Pedro Vermelhudo em Lisboa.
Desde então, a Escola Shim Jun tem funcionado exclusivamente no INATEL-Parque de Jogos 1º de Maio.
Programas Shim Jun
Kids/Teens
Dos 6 aos 15 Anos
Até 2 aulas por semana Curriculum: Princípios de Vida | Técnica | Defesa Pessoal | Combate | Roturas
Adultos
A partir dos 16 Anos
Até 2 aulas por semana Curriculum: Princípios de Vida | Preparação física | Técnica | Defesa Pessoal | Combate | Roturas | Armas e Combate de bastão (só cintos pretos)
Leadership | XMA
Formar os líderes de amanhã
3 aulas por semana Curriculum: Princípios de Liderança | Pontapés Especiais | Competição | XMA - Extreme Martial Arts | Armas e Combate de bastão | ... e algumas novidades!
Legacy
Aprender a passar conhecimento
1 aula por semana Curriculum completo do Taekwondo Songahm | Treinar como um instrutor | Aprender a ensinar | Princípios de Instrução
Os Professores
A Shim Jun é composta por uma equipa altamente qualificada, disponível e empenhada a dar o seu melhor para e pelos seus alunos.
Mestre Loureiro
6º Dan
Fundador e responsável máximo da Escola Shim Jun. É o praticante mais graduado em Portugal e o segundo mais graduado na Europa. Começou a treinar artes marciais em 1991. Conhecido e reconhecido pela sua excelência técnica.
Nuno Patrício
5º Dan
Responsável pelos programas de Jovens/Adultos da Escola Shim Jun. Carismático, é conhecido e reconhecido pela sua dinâmica e energia inesgotável.
António Ferreira
4º Dan
Responsável pela contabilidade e logística da Escola Shim Jun. É um dos praticantes mais antigos da Escola Shim Jun.
Jorge Borges
4º Dan
Conhecido e reconhecido pela sua excelência na técnica de combate, soma vários títulos nacionais e europeus de Sparring Tradicional de Taekwondo Songahm.
Compromissos Shim Jun
Ao entrarem na Academia, pais e alunos devem fazer uma vénia junto à porta e dizer, com atitude, “Boa Tarde Senhor/Senhorita”. De seguida, os alunos devem colocar os seus sapatos e os seus outros pertences no lugar indicado pelo Instrutor, levantar o cartão de aluno, e aguardar ordeiramente até ao começo da aula.
• Os alunos devem fazer uma vénia, a toda a gente que cumprimentarem, no espaço da academia;
• Os alunos devem sempre fazer uma vénia aos instrutores; tanto na Academia como fora dela;
• Os alunos devem chegar 5 minutos antes da hora sendo que se a aula começa às 17:30h, às 17:26h estão atrasados; e não devem demorar mais de 5 minutos no tatami após a aula terminar;
• Se o aluno se atrasar deve pedir autorização para entrar;
• Não é permitido o uso de sapatos no tatami, a não ser com autorização do Instrutor;
• Se os alunos necessitarem de endireitar o dobok e/ou o cinto, devem pedir autorização ao instrutor, virar-se de costas e fazer os ajustes necessários;
• Só é permitida a entrada no tatami a alunos e/ou convidados pelo Instrutor;
• Os alunos estão autorizados a beber água antes e depois da aula, e excepcionalmente se o instrutor o indicar;
• Os alunos não estão autorizados a usar a casa-de-banho durante a aula. Apenas por uma emergência poderão ir à casa-de-banho, mediante autorização do Instrutor que esteja a dar aula;
• Os alunos, convidados, e pais devem abster-se de falar durante o período de aulas;
• Ao abandonarem a academia, os pais e alunos devem, junto à porta, fazer uma vénia e dizer, com atitude, “Adeus Senhor/Senhorita”;
• Os alunos devem sempre responder “Sim Senhor/Senhorita”, no momento apropriado, mostrando, assim, respeito e cortesia.
A aparência de um aluno é um reflexo da sua auto-estima. Os alunos devem preocupar-se com a apresentação do dobok, mantendo-o limpo, engomado e apresentável. É da responsabilidade de cada aluno a manutenção e as boas condições do seu equipamento.
• Colocar as iniciais do seu nome no equipamento, para evitar perdas;
• Uniformes de XMA devem ser usados apenas por alunos Leadership;
• Os alunos poderão usar t-shirts e calças da escola nos dias designados;
• Os alunos poderão usar uma t-shirt branca por baixo do dobok;
• Os alunos devem utilizar o equipamento adequado e necessário para a sua graduação.
Ser um Pai SHIM JUN é apoiar a academia a criar a melhor atmosfera para o seu filho, ou filhos, crescerem. Aqui estão umas dicas em como ser um Pai SHIM JUN:
1. Os Pais SHIM JUN apoiam os seus filhos mostrando emoções corporais positivas – sinais com as mãos, batendo palmas, sorrindo, etc – quando vêm que estão a fazer o seu melhor. Os mesmos abstêm-se de reprimir ou criticar durante as aulas, deixando ser o instrutor a fazer as correcções necessárias.
2. Os Pais SHIM JUN seguem e valorizam as regras da academia apoiando, assim, a disciplina. Quando os pais seguem as regras e os regulamentos, os filhos tendem a seguir os seus exemplos. Isto começa na porta, ao entrar ou sair, fazendo uma vénia e cumprimentando os instrutores, alunos, e famílias que estejam presentes, demonstrando cortesia, respeito, confiança e disciplina.
3. Os Pais SHIM JUN asseguram-se que os futuros Tigers (filhos mais novos que ainda não são alunos) estão silenciosos e bem comportados durante as aulas, para não criar distracções.
4. Os Pais SHIM JUN compreendem o quão importante é fazerem parte da experiência do seu filho. Sabem que assistir às aulas – ou, melhor ainda, participar nelas – irá aproximá-los dos ensinamentos passados aos alunos, e, assim, poderão praticar em casa com os filhos.
5. Os Pais SHIM JUN abstraem-se de interromper as aulas, restringindo-se de socializarem durante as mesmas, e pondo os seus telemóveis em silêncio ao entrarem na academia. Quando os pais necessitam de atender o telemóvel, devem, gentilmente, retirar-se.
6. Os Pais SHIM JUN trazem os alunos para a academia 5-10 minutos antes da aula começar, e evitam deixa-los à sua mercê após a aula terminar. Se, inevitavelmente, um aluno tiver que esperar que o venham buscar, por um longo período de tempo, os Pais SHIM JUN deverão alertar algum membro da academia.
7. Os Pais SHIM JUN entendem que cada aluno é um indivíduo que evolui ao seu próprio passo. Evitam comparações com os irmãos ou outros alunos, e encorajam-nos a estabelecerem e alcançarem objectivos realistas.
8. Os Pais SHIM JUN lembram-se que foram os próprios que inscreveram os filhos no programa da academia. Estão conscientes que a memorização é apenas uma pequena parte de um grande padrão. No que se refere à performance do filho, os Pais SHIM JUN confiam no julgamento do instrutor no que o mesmo espera do aluno.
9. Os Pais SHIM JUN sabem que, caso tenham alguma preocupação relativa aos treinos do filho, ou acerca da academia, dirigem-se directamente aos instrutores. A equipa da academia examinará a preocupação e farão o seu melhor para ajudar.
10. Os Pais SHIM JUN sabem que os filhos devem comer antes de ir para as aulas de artes marciais. Sabem que não é permitida comida dentro da área de alunos da academia, salvo em celebrações especiais.
11. Os Pais SHIM JUN apoiam e encorajam todos os alunos durante as aulas, exames e demonstrações. Sabem que, através do seu próprio exemplo, as crianças também aprenderão a apoiar os colegas.
12. Os Pais SHIM JUN demonstram cortesia e respeito quando comparecem em torneios e outros eventos de artes marciais, e asseguram-se que os seus filhos seguem o seu exemplo. Se têm uma preocupação, gentilmente dirigem-se aos seus instrutores e apresentam a situação em questão, evitando qualquer confronto com juízes ou outros pais.
13. Os Pais SHIM JUN ajudam constantemente os seus filhos a estabelecer os seus objectivos. Eles sabem que traçar objectivos ajudará os seus filhos a desenvolverem a perseverança e auto-disciplina necessárias para alcançarem grande sucesso pessoal.
O que deve fazer diariamente para que a experiência dos seus filhos na SHIM JUN seja especial
1. Seja o apoio e a claque do seu filho. A sua presença na aula aumentar-lhe-á a auto-estima e confiança.
2. Todas as performances dos alunos deverão ser recompensadas com um grande entusiasmo e encorajamento. Seja fervoroso. São momentos mágicos para eles. Os seus encorajamentos prendem o seu filho ao SUCESSO e a todas as recompensas derivadas de estabelecer e atingir objectivos.
3. Assegure-se que se foca no desenvolvimento positivo do seu filho ao longo do treino. Não se esqueça de lhe dizer o quão orgulhoso está no fim de cada aula.
4. Sorria! É contagiante!
5. Esteja agradecido pela maravilhosa pessoa que trouxe ao mundo. Este pequeno momento de gratidão é um momento mágico para si.
6. Todas as aulas são oportunidades para aplaudir a auto-disciplina do seu filho, a sua coragem por participar na aula e o seu esforço individual. Lembre-se que é a atitude e não a aptidão que determinam a qualidade do seu esforço.
7. Esteja atento a momentos mágicos: eles irão acontecer.
8. Quando o seu filho olhar para si durante a aula, demonstre o seu apoio, com um gesto motivador e inspirador. Deixe-o perceber o quão orgulhoso está.
9. Congratule-se por ter tomado a decisão certa ao dar ao seu filho/a o mundo das artes marciais - um veículo para uma vida de sucesso.